quarta-feira, janeiro 17, 2007

Prèvest Social

1. APRESENTAÇÃO

O PRÈVEST existe desde janeiro de 2006, e tenciona ser uma alternativa ao sistema particular de ensino. Acreditamos que exista um processo de exclusão sistemática de alunos menos abastecidos de recursos, o que inviabilizaria uma inclusão nesse sistema e uma posterior admissão nas principais universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro.

2. MISSÃO

Como já explicitado acima, o pré-vestibular PRÈVEST se incumbe da missão de prover aos alunos menos favorecidos, uma alternativa viável para seus estudos, para que possam ser admitidos nas universidades públicas. Entendemos que esta deveria ser uma competência dos governos federal, estadual e municipal. Mas é evidente que o Estado se mostra incapaz de abranger toda a população. Nesse sentido, sentindo a urgência da necessidade desses alunos, o vestibular tenciona amenizar essas disparidades, dando, ao mesmo tempo, possibilidade de graduandos de várias faculdades (sejam elas públicas ou particulares) de participarem de um projeto social, além de aperfeiçoar suas qualidades pedagógicas, preparando assim, alunos e professores para o mercado de trabalho.

3. OBJETIVOS

- Fazer iguais as condições dos alunos menos favorecidos aos dos incluídos no sistema particular de preparação para o Vestibular;
- Auxiliar estudantes em vias de graduação à prática de ensino, contando com isso com profissionais já graduados na área de gestão e pedagogia;

4. PROJETO SOCIAL

O cunho social do projeto não deve ser esquecido, nem deve ser colocado à margem do processo. O sentimento de ajuda, facilitar a vida daquele que ainda tem mais dificuldade pra caminhar, deve nortear nossos esforços. A idéia de “pré-vestibular social” exclui o estigma de trabalho comunitário, e reaviva o pensamento de participação ativa na sociedade, na certeza que alguma coisa podemos fazer para mudar as desigualdades em nosso país.

5. RESULTADOS

Sem resultado nos vestibulares, todo o esforço acadêmico é em vão. Parece consenso para todos que o Vestibular não é o processo ideal para esse tipo de avaliação, mas enquanto nada muda nos adaptamos, e aprendemos a derrubá-lo do interior dele, minando suas resistências. É importante que tenhamos resultados, para que ganhemos notoriedade, mas para também experimentarmos o gosto de trabalho, do sucesso.

6. PREPARAÇÃO DE PROFESSORES

O PRÈVEST Social também tem a missão de fazer uma iniciação da ligação da teoria aprendida em sala de aula, nos cursos de licenciatura, com a prática em classe, em todas as virtudes que precisam ter os bons professores.


"Não cabe às ONGs brasileiras acabar com ou pretender substituir o Estado, mas colaborar para a sua democratização. Não cabe às ONGs produzir para o conjunto da sociedade os bens e serviços que o mercado não é capaz de produzir, mas propor uma nova forma de produzir e distribuir que supere os limites da lógica do capital." - Betinho

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