segunda-feira, março 19, 2007

Guia de Profissões PRÉVEST Social - Relações Internacionais

Galera,
hoje no Guia de Profissôes do PRÈVEST Social, uma área que muito me interessa: Relações Internacionais.
Divirtam-se!



A carreira
A Tailândia derrubou as bolsas na Rússia. A Rússia derrubou as bolsas no Brasil. O Brasil ameaçou derrubar a economia do resto da América do Sul. Esse "efeito dominó" é cada vez mais comum: um acontecimento ocorrido numa parte do mundo é sentido em todo o planeta. Com a internacionalização da economia, o profissional de relações internacionais é cada vez mais solicitado. Ele analisa o cenário internacional para aconselhar as empresas em seus investimentos no exterior e abre caminho para exportações, importações e acordos comerciais entre companhias de países diferentes. Trabalhar nesse ramo significa ser cidadão do mundo. "Você tem de estar preparado para lidar com realidades e costumes diferentes", afirma Paulo Resende, coordenador do curso de relações internacionais da PUC de São Paulo. Segundo ele, dominar mais de um idioma é indispensável. "Quem não sabe bem pelo menos inglês e português não pode nem pensar em trabalhar na área." Para conseguir bons postos é desejável ter mestrado em comércio exterior ou em política internacional. É bom Ter disponibilidade para viajar ao exterior, mas isso não é uma regra. "Meu trabalho não é viajar e, sim, fazer com que os outros viajem", diz Tatiana Farah de Mello, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, que articula cursos e intercâmbio entre o Senai e instituições parecidas de outros países.


O mercado

O mercado cresceu muito nos últimos anos devido ao aumento das trocas comerciais brasileiras. Os grandes empregadores são as agências públicas, os ministérios, o Banco do Brasil e organismos internacionais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Uma área que desponta é a análise da conjuntura internacional para veículos de comunicação e instituições. Mas pouca gente sai da faculdade direto para o mercado: boa parte dos formados prefere, antes, fazer mestrado - exigência de quase todas as empresas ao contratar um analista internacional.


Salário médio inicial: R$ 2 000, 00
Em alta: Comércio exterior.


O curso Você vai ler muito sobre direito e ciência política aplicados à área internacional. Entre as disciplinas estão relações econômicas internacionais, direito público, português e inglês. Algumas escolas participam de simulações promovidas pela OEA e a ONU.

Duração média: quatro anos.

Nenhum comentário:

 
web page hit counter
View My Stats